MS pode ter nova tempestade de areia neste final de semana

No próximo final de semana, todo estado deve registrar fortes tempestades

22/10/2021 às 06:00 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Mato Grosso do Sul pode ter fortes tempestades durante o próximo final de semana, com possibilidade da capital Campo Grande ser coberta por uma nova tempestade de areia.

De acordo com a previsão do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec-MS), o tempo no estado ainda deve ficar firme na sexta-feira (22) e a mudança deve ocorrer a partir da madrugada. Há possibilidade de chuvas com tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento de 50 a 100 km/h entre a noite de sexta-feira e domingo. 

De acordo com o Cemtec, o cenário está ligado ao deslocamento de um sistema de baixa pressão oriundo do Paraguai (baixa do Chaco), aliado ao avanço de um sistema frontal e a passagem de cavados (áreas alongadas de baixa pressão) em superfície e médios níveis e ao transporte de umidade e calor.

Na última sexta-feira (15), Campo Grande foi coberta por uma tempestade de areia com ventos que chegaram a quase 100 km/h. A capital colecionou prejuízos, com queda de árvores, postes de energia elétrica e corte no fornecimento de luz, água, internet e sinal de celular.

De acordo com informações da Climatempo, há possibilidade de uma nova tempestade de areia em Campo Grande no domingo, menos intensa do que a da semana passada, com risco de vendaval e volume de chuvas de 75 mm em poucas horas. No estado em geral, o registro pode ficar entre 50 e 80 mm.

De acordo com o Cemtec, para o próximo final de semana, as temperaturas em Campo Grande devem cair de 22ºC/ 34ºC de mínima e máxima no sábado (23) para 18ºC/26°C no domingo (24).

Em Sonora, na região Centro-Norte, as temperaturas no domingo devem ser 22ºC de miníma e 28ºC de máxima. Em Dourados, no Sudoeste, as temperaturas podem ficar em 18ºC/ 25ºC.

Nuvem de poeira
De acordo com a Climatempo, o tempo seco dos últimos dias no estado provocou queda na umidade do solo. 

O centro, norte e oeste do estado registram valores entre 10 e 40% de umidade em solo. O lençol freático está muito baixo e o solo superficial seca rapidamente.

Foto de capa: Clima Ao Vivo


Últimas Notícias