Cevada: zoneamento agrícola de risco climático é divulgado

Modelo analisa diversos elementos para o plantio de culturas

20/10/2021 às 16:00 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

As portarias, de 481 a 488, de Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) para o cultivo da cevada de sequeiro e irrigada, foram divulgadas nesta quarta-feira (20) pelo Diário Oficial da União. 

O plantio de sequeiro é recomendado para São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, enquanto o cultivo irrigado deve ser aplicado no Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais e São Paulo.

O Zarc procura reduzir problemas causados por mudanças climáticas e indica o período ideal para o plantio, em diversos solos e em regiões brasileiras, levando em consideração elementos climáticos como temperatura, chuvas, umidade relativa do ar, água disponível nos solos, demandas hídricas e elementos geográficos.

O cultivo de cevada (Hordeum vulgare L.) para produção cervejeira depende de fatores climáticos, genéticas da cultivar e práticas específicas de manejo.

No sistema em sequeiro a incidência de geada no decêndio do espigamento e o estudo do risco de deficiência hídrica de acordo com o solo, foram analisados como fatores de risco. Enquanto no sistema irrigado, fatores como contornos de estações de crescimento da cultura, falta de chuva e risco para geadas foram levados em conta.

Com informações do Mapa. 


Últimas Notícias