Pesquisa e Produção

Inovação: pesquisadores lançam uva com sabor de frutas vermelhas

Técnicas de manejo da nova cultivar serão apresentadas nesta quarta-feira (20); plantio será feito no Vale do São Francisco

19/10/2021 - 19:00 | Por Lucas Caxito* - SBA | Siga-nos no Google News

Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), criaram uma uva com sabor de frutas vermelhas. A nova cultivar recebe o nome de “BRS Melodia”, ela possui cor rosada, ausência de sementes e alta produtividade. As recomendações de manejo serão lançadas nesta quarta-feira (20). 

A “BRS Melodia” foi desenvolvida pelo Programa de Melhoramento Genético ‘Uvas do Brasil’. Ela foi lançada originalmente para regiões de clima temperado, mas suas características chamaram a atenção do setor produtivo que, em parceria com a Embrapa, validou o sistema de cultivo para a região tropical que está sendo lançado.

Técnicas de manejo da BRS Melodia serão apresentadas nesta quarta (20)
Foto: Divulgação

A nova uva é “irmã” da cultivar BRS Vitória, sendo resultado da mesma linha de cruzamento. Além delas, o portfólio de uvas sem sementes da Embrapa para a região tropical conta com a BRS Isis, também conhecida no exterior como BRS Isis.

As três podem ser cultivadas com poucas alterações no sistema de manejo, garantindo duas safras anuais, chegando à marca das 50 toneladas por hectare por ano.
Para a Abrafrutas, a BRS Melodia e a BRS Vitória serão as grandes apostas da viticultura brasileira, para manter e conquistar novos mercados no Brasil e no exterior.

Nova cultivar possui dentre suas principais características sabor de frutas vermelhas
Foto: Divulgação

“Existe uma grande expectativa por parte dos produtores de frutas, sobre a abertura do mercado chinês para as frutas do Brasil. A fruta da vez agora será a uva. Embora a China seja a maior produtora de frutas do mundo, o país tem um período de inverno muito rigoroso, que faz com que eles também importem bastante”, explica o gerente técnico da Abrafrutas, Jorge de Souza. 

Ele explica que a “BRS Melodia” é uma oportunidade para a produção de uvas no Brasil. “O país tem essa capacidade de, além de produzir frutas saborosas com grande diversidade, frutas brancas, frutas negras e uvas vermelhas também”. 

Técnicas de manejo da cultivar serão apresentadas nesta quarta (20)
Foto: Divulgação

O gerente técnico da entidade avalia que a variedade de sabores podem acarretar em uma aceitação melhor do mercado. 

“O Brasil tem o objetivo de melhorar sua posição no ranking mundial de exportação de frutas frescas, a uva pode dar uma contribuição grande a partir do momento que a gente consiga também operar no mercado chinês”, avalia Souza.

“É muito positiva essa abertura do mercado chinês para as uvas do Brasil”, reitera o gerente.

Nova cultivar possui dentre suas principais características sabor de frutas vermelhas
Foto: Divulgação

*Texto supervisionado por Douglas Silvério, coordenador de mídias do Canal do Boi. 

Compartilhar

Últimas Notícias