Governo define condições de crédito para cafeicultores prejudicados por geadas

Serão disponibilizados R$ 1.318.582.400 de recursos Funcafé

18/10/2021 às 08:49 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Em reunião extraordinária do Conselho Deliberativo da Política do Café, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) definiu as condições para a liberação de R$ 1.318.582.400 do Funcafé para financiar os produtores que tiveram perdas com a geada que atingiu regiões produtoras, com taxa de juros mantida a 7% por ano.

O Voto será submetido ao Conselho Monetário Nacional, para em seguida disponibilizar essa linha de crédito aos 34 Agentes Financeiros que operam com o Funcafé.

A expectativa é que o recurso esteja disponível no início de novembro.

Para a recuperação e replantio das áreas afetadas o orçamento deverá acompanhar de laudo técnico expedido por Engenheiro Agrônomo acreditado pelo agente financeiro ou pela Empresa Estadual de Assistência Técnica.

Para o financiamento do replantio será exigido o enquadramento no zoneamento de risco climático em áreas que sejam aptas para a atividade cafeeira.

Os limites de crédito variam de acordo com o manejo a ser aplicado na lavoura. 

Decote, esqueletamento, recepa e arranquio são práticas culturais aplicadas no café, quando ocorre uma injuria na planta (climática, ataque de pragas, envelhecimento da planta, etc). 

Fonte: Mapa
Fonte: Mapa

 

Informações por Mapa

Foto de capa: Fernando Barbosa


Últimas Notícias