Embrapa oferece tecnologias sustentáveis na agricultura tropical para países africanos

Projeto foi apresentado para 32 países africanos

15/10/2021 às 10:00 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Durante o evento “O Brasil e a África no agro”, promovido  pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apresentou a 32 representantes de países africanos o projeto de tecnologias sustentáveis em agricultura tropical. O encontro que ocorreu na quarta-feira (13), no Palácio do Itamaraty, e contou com a presença de representantes diplomáticos, expôs diversas maneiras de cooperação - técnica, acadêmica, tecnológica, financeira e empresarial - a fim de disseminar o sucesso brasileiro para o continente em questão.

No painel voltado a cooperação tecnológica, o pesquisador Alexandre Amaral expôs tecnologias sustentáveis que podem ser transferidas para o continente africano, como o sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), a utilização de tecnologias digitais na agricultura e os benefícios do Sistema de Plantio Direto (SPD).

Durante o evento foram apresentados também, dados relacionados à ciência aplicada no país, que proporciona à agricultura brasileira o aumento de 65 vezes na produção de carne de frango; 509% de grãos; 315% de arroz e 240% de milho e trigo.

O presidente da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Embaixador Ruy Pereira, informou que a cooperação técnica estimula o desenvolvimento das capacidades autônomas.

A Embrapa possui atualmente mais de 150 acordos internacionais com 127 instituições de mais de 50 países, e entre a África existem 32 acordos de cooperação técnica, com 75 projetos em andamento. A África tem sido prioridade para a instituição brasileira em uma nova cooperação, que irá auxiliar na interação fronteiriça de conhecimentos, investimentos e desenvolvimento.

Com informações da Embrapa. 


Últimas Notícias