Frente fria chega ao Sul e avança pelo Centro-Oeste

Altos acumulados atingem áreas entre o estado gaúcho e o Mato Grosso do Sul

14/10/2021 às 04:00 atualizado por AgroClima - SBA | Siga-nos no Google News
:

Ao longo desta quinta-feira (14), a chuva retorna ao Rio Grande do Sul, onde o avanço de uma frente faz chover desde cedo na fronteira oeste, campanha e extremo sul do estado. No oeste do Paraná e de Santa Catarina, além do sul de Mato Grosso do Sul, uma área de baixa pressão atmosférica intensifica os temporais, que ocorrem durante a tarde, e podem vir acompanhados de ventanias e trovoadas. Nas demais áreas da região Centro-Oeste, o dia também pode ter pancadas de chuva, que pontualmente podem ser fortes, mas com menores volumes acumulados.

Esta quinta (14) também terá tempo bastante instável no sul e no oeste da Bahia, assim como no sul do Piauí e do Maranhão, onde a chuva ainda pode vir com raios, mas de forma isolada. Também há chance de chuva rápida na faixa leste entre Salvador (BA) e o leste do Rio Grande do Norte. Nas demais áreas o tempo segue firme.

No Norte do país a chuva diminui nesta semana, e o dia será de predomínio de sol e algumas pancadas isoladas entre o Acre, Rondônia, Amazonas, sul do Pará e o Tocantins. Também há chuva prevista nesta quinta (14) entre Belém (PA) e o leste do Amapá. Nas demais áreas da região o tempo fica firme e sem chuva.

No Sudeste brasileiro, o sol aparece com mais frequência e as temperaturas entram em elevação, em São Paulo, as máximas podem bater recorde de altas temperaturas. Mas apesar do aumento nos termômetros, as pancadas de chuva persistem, principalmente entre a tarde e a noite, com risco para temporais no centro-oeste paulista e no triângulo mineiro.

TENDÊNCIA 

E a tendência é de que a frente fria avance ainda mais pela região Sul nesta sexta-feira (15), associada a fluxos de vento e umidade que espalham temporais desde Mato Grosso do Sul até o Rio Grande do Sul. Essa frente fria passa afastada da costa, mas vai favorecer a formação de uma área de baixa pressão nas áreas litorâneas do Rio de Janeiro e São Paulo, o que consequentemente, aumenta a chuva no final de semana desde Goiás até o litoral paulista.

Mais detalhes, no AgroClima de hoje (14).

 


Últimas Notícias