Cerca de 869.302 mil declarações caíram na malha fina, com o encerramento do acerto das restituições do Imposto de Renda 2021. O valor representa 2,4% 36.868.780 declarações enviadas de março a setembro, informou a Receita Federal ontem, quarta-feira (6).
Entre as declarações retidas, aproximadamente 666,6 mil têm imposto a restituir, representando 76,7% do total da malha fina. Além disso, 182 mil (20,9%) têm imposto a pagar e 20,7 mil (2,4%) estão com saldo zero.
A omissão de rendimentos como salário, ações judiciais e rendimento de aluguel, representam 41,4% dos casos de retenção das declarações. Os problemas de dedução, como gastos médicos, contribuições para a previdência oficial ou previdência privada e pagamento de pensão alimentícia, representam 30,95% das retenções.
Enquanto as divergências entre os custos de Imposto de Renda retidos na fonte, declarado pela pessoa física e outros itens relacionados à declaração, representam 20% das retenções, e 7,7% são motivados por deduções do imposto devido, recebimento de rendimentos acumulados e divergência de informação sobre pagamento de carnê-leão ou imposto complementar.
Os contribuintes incluídos na malha fina podem conferir o extrato e verificar pendências no Centro de Atendimento Virtual (e-CAC) da Receita Federal, e assim retificar declarações.
Com informações da Agência Brasil/ Foto Marcello Casal Jr/Agência Brasil