Megaoperação no RS apreende 350 toneladas de produtos irregulares

Entre os produtos apreendidos estão grãos, sementes e ração animal; multas podem chegar a R$ 1,148 milhão

06/10/2021 às 17:07 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Uma megaoperação em 16 municípios do Rio Grande do Sul apreendeu 350 toneladas de produtos e insumos agropecuários irregulares. O objetivo da ação, denominada como Ronda Agro IX, era combater importações, comércio e trânsito irregular desses produtos na região de fronteira. 

Ao todo, 126 autos de infração foram emitidos, com multas que podem chegar a R$ 1,148 milhão. 

Foram apreendidas três toneladas de soja contrabandeadas; cinco toneladas de milho contrabandeados; 5,5 toneladas de produtos para uso na alimentação animal, irregulares ou contrabandeados; 88,6 toneladas de produtos de origem animal; 123,4 toneladas de sementes e 130,58 toneladas de agrotóxicos, além de 10.858 garrafas de bebidas contrabandeadas (vinhos, espumantes e cervejas) e 439 produtos de uso veterinário.

Também foram encontrados 391 bovinos, 127 equinos, quatro javalis e um javaporco em situação irregular ou com suspeita de terem sido contrabandeados, e identificados dois portos clandestinos.

A ação contou ainda com a fiscalização de 707 veículos em trânsito, em 44 barreiras fixas e volantes, 88 propriedades rurais, quatro estabelecimentos comerciais de produtos e insumos agropecuários e uma indústria de fertilizantes.

Considerando o caráter integrado com os órgãos de controle aduaneiro e de segurança pública, foram realizadas três prisões, sendo uma por contrabando e duas por descaminho, e apreendidas armas e munições.

A operação foi realizada entre 27 de setembro a 2 de outubro, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em conjunto com a Receita Federal e a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado do Rio Grande do Sul (Seapdr).

 

 

Informações por Mapa

Foto de capa: Divulgação SDA/ Mapa


Últimas Notícias