Leilão para contratação emergencial de energia elétrica é aprovado pela Aneel

Empresas geradoras de energia interessados no leilão devem enviar suas propostas entre os dias 15 e 18 de outubro

05/10/2021 às 17:34 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Foi aprovada hoje a realização de um leilão de contratação emergencial de energia de reserva, a ser realizado em 25 de outubro. A autorização foi dada pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

No certame, será contratada energia de reserva proveniente das fontes eólica, solar fotovoltaica e termelétrica a óleo diesel, a óleo combustível, a biomassa e a gás natural, com conexão nos submercados Sudeste/Centro-Oeste e Sul, que são as regiões mais afetadas pela falta de chuvas que reduziu o nível dos reservatórios de hidrelétricas.

Segundo a agência, o novo leilão foi aprovado “como parte das medidas para otimização do uso dos recursos hidroenergéticos e para o enfrentamento da atual situação de escassez hídrica, a maior em 91 anos”.

As empresas geradoras de energia interessados no leilão devem enviar suas propostas entre os dias 15 e 18 de outubro. 

O preço-teto da energia, estabelecido pelo Ministério de Minas e Energia, será de R$ 1.619 megawatt-hora (MWh) para as termelétricas e de R$ 347 MWh para usinas eólicas, solares e de biomassa. Os contratos devem ser assinados em 17 de novembro.

 

Informações por Agência Brasil


Últimas Notícias