Falta de chuva aumenta queimadas no Nordeste

Próximos dias terão predomínio de sol e calor, o que tem favorecido o aumento de queimadas na região

05/10/2021 às 04:00 atualizado por AgroClima - SBA | Siga-nos no Google News
:

Como um dos biomas mais afetados pela seca recente que assolou grande parte do país, o Cerrado tem uma grande extensão territorial, presente no interior do Piauí, Bahia e Maranhão, e já registra mais e 50 mil focos neste ano. Para esta terça-feira (05), assim como para os próximos dias, a chuva só deve chegar de forma pontual em alguns pontos do litoral nordestino. No interior, onde a estiagem prevalece há algum tempo, o sol e o calor devem predominar.

Na região Norte, o dia será de nuvens carregadas, com chuva intensa e acumulados elevados no norte do Tocantins, Amazônia, Acre e Rondônia. Há previsão de pancadas de chuva menos intensas em Roraima, Amapá, além do oeste, norte e leste do Pará.

No Centro-Oeste do país, há previsão de pancadas de chuva com trovoadas e rajadas de vento entre o norte do Mato Grosso e o sudeste de Mato Grosso do Sul, além de partes do sul do estado de Goiás. E além dos fortes temporais e chuva intensa, também há chance para queda de granizo em todos os estados da região ao longo desta terça (05).

Pelo Sudeste, há chance para pancadas de chuva por todo o estado do Rio de Janeiro, parte de São Paulo, metade sul de Minas e no centro-sul do Espírito Santo. Temporais com granizo e rajadas de vento devem atuar pelo centro-norte paulista, em Minas Gerais e na faixa oeste e serra do Espírito Santo.

No Sul brasileiro, após um início de semana bastante chuvoso, o tempo já deve ficar mais firme em vários pontos da região. O dia será ensolarado sobre o Rio Grande do Sul e em grande parte de Santa Catarina e do Paraná. Só há possibilidade de chuva fraca e chuviscos entre a faixa leste catarinense e do Paraná. As temperaturas também entram em queda na região e há chance para geada nas serras gaúcha e catarinense.

Mais detalhes, no AgroClima de hoje (05). 

 


Últimas Notícias