Prazo para adequação de normas de segurança do trabalho no agro termina neste mês

Nova Norma Regulamentadora 31 dispõe sobre mudanças na agropecuária

04/10/2021 às 16:03 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Termina neste mês o prazo para adequação às regras e orientações sobre segurança e saúde no trabalho na agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aquicultura para produtores rurais, empregadores, trabalhadores e fiscais do trabalho. 

A nova Norma Regulamentadora (NR) 31, que dispõe sobre essas mudanças, entrará em vigor em 27 de outubro.

A legislação foi atualizada de acordo com a evolução dos processos produtivos, inovações tecnológicas e eventuais riscos gerados à segurança e à saúde dos envolvidos. O texto foi redigido em um formato simplificado para facilitar o entendimento e a aplicabilidade dentro da realidade do meio rural.

A nova NR 31 é mais moderna e traz pontos que permitem melhor entendimento dos trabalhadores rurais aos conceitos de controle de riscos na aplicação de agroquímicos. 

“O Programa de Gerenciamento de Risco no Trabalho Rural [PGRTR], autorizado pela nova legislação, vai contemplar ações de prevenção que vão além do uso de Equipamentos de Proteção Individuais [EPIs], com adoção de medidas de proteção coletiva”, avalia o pesquisador científico no Centro de Engenharia e Automação (CEA) do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Hamilton Humberto Ramos.

 

 

Informações por CNA

Foto de capa: Allan Fernandes/ Comunicação Coomafitt


Últimas Notícias