Período noturno: transações por PIX serão limitadas a R$ 1 mil

Medida vale a partir desta segunda-feira (4); restrição vale das 20h às 6h

04/10/2021 às 10:33 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

A medida que restringe transferências e pagamentos de pessoas físicas com limite de R$ 1 mil, entre as 20h até 6h, começa a valer nesta segunda-feira (4). O Banco Central aprovou a mudança em setembro, com o intuito de reduzir casos de fraudes, sequestros e roubos noturnos.

A restrição está direcionada à transações por Pix, sistema de pagamento instantâneo, transferências intrabancárias, via Transferência Eletrônica Disponível (TED) e Documento de Ordem de Crédito (DOC), pagamentos de boletos e compras com cartões de débitos. As pessoas jurídicas não serão afetadas pela medida.

O cliente pode ajustar os limites de transações por meio dos canais de atendimento eletrônico dos bancos. Entretanto, a alteração será aprovada entre 24 horas a 48 horas após a solicitação. 

As instituições financeiras irão oferecer aos clientes, o cadastramento prévio de contas que poderão receber Pix superiores aos limites definidos, mantendo os limites para as demais transações.

O Banco Central estabeleceu na semana passada medidas adicionais de segurança para o sistema instantâneo de pagamentos, que começarão em 16 de novembro.

Dentre elas o bloqueio na recepção de transferências por Pix a pessoas físicas durante 72 horas, na suspeita de fraudes.

Com informações da Agência Brasil/ Foto Marcello Casal Jr/Agência Brasil. 


Últimas Notícias