Interior de São Paulo tem nova tempestade de areia; MS registra granizo

Condições climáticas causaram estragos em diversas cidades pela segunda vez em uma semana

01/10/2021 às 17:59 atualizado por Douglas Silvério - SBA | Siga-nos no Google News
:

Uma nova tempestade de areia atingiu o interior de São Paulo nesta sexta-feira (1º). A condição climática principalmente em cidades do Oeste e do Noroeste paulista, como Sales, Andradina, Dracena, Penápolis, Ribeirão Preto, Tupi Paulista, e em localidades da região central do Estado. Veja vídeo abaixo.

Esta é a segunda vez que o fenômeno é registrado no interior paulista em uma semana. 

Segundo meteorologistas, tempestades de poeira ocorrem em virtude de ventos intensos, que elevam poeira do solo para atmosfera, podendo carregar as partículas por grandes distâncias.

A equipe do Canal do Boi, que realiza a transmissão do “De Olho na Fazenda Sindi Castilho" e está em Sales, registrou o fenômeno. 

Também houve estragos em cidades do Paraná, principalmente em Maringá, na região Oeste, onde o presidente Jair Bolsonaro participou da entrega de obras públicas no aeroporto da cidade. Carros de transmissão de televisão, tendas de lona e instalações do aeroporto sofreram danos. 

Também nesta sexta-feira houve temporal, com chuva de granizo, em cidades da região Leste de Mato Grosso do Sul. Em Inocência houve danos em residências da zona rural e de bairros da cidade. Não há registros de feridos. 

A prefeitura de Presidente Prudente emitiu uma nota comentando o caso e orientando a população da cidade: 

“Em decorrência do forte vendaval seguido de tempestade, ocorrido no início da tarde desta sexta-feira (01) a Prefeitura de Presidente Prudente informa que todas as equipes estão empenhadas no atendimento às ocorrências que estão sendo comunicadas. Neste momento, a prioridade é atender aos chamados que oferecem riscos à integridade da população, como fios energizados caídos nas vias e árvores que ameacem cair sobre residências.

De acordo com a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, há possibilidade de novas tempestades no decorrer da tarde e da noite, por isso, a orientação é que as pessoas evitem ficar em áreas de risco e não deixem os veículos estacionados embaixo de árvores.

Em relação aos espaços públicos, já há informações de avarias no Recinto de Exposições Jacob Tosello, no IBC Centro de Eventos, em unidades de saúde e escolas, porém, sem vítimas.

Ao longo desta tarde, a prefeitura trará mais informações sobre as ocorrências”. 

 

 

Queda de árvores causou estragos na fiação elétrica de Presidente Prudente. Foto: Redes Sociais

Últimas Notícias