Investidores brasileiros poderão emitir CRA

Medida foi autorizada na quinta (30) pelo CMN

01/10/2021 às 12:55 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou na quinta-feira (30), a medida que autoriza a emissão de Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) corrigidos pelo dólar ou outra moeda estrangeira, por investidores profissionais e qualificados que moram no Brasil.

O CRA é um investimento financeiro brasileiro que converte promessas de pagamento em títulos de renda fixa e lança no mercado financeiro. O emissor que empresta o dinheiro, devolve a quantia com acréscimos de algum rendimento, o mesmo ocorre com o CRA cambial com a correção do câmbio.

O certificado é isento de Imposto de Renda e de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para pessoas físicas. No entanto, não há proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

O investidor profissional poderá lançar certificados sênior, subordinado mezanino e subordinado júnior, enquanto o investidor qualificado terá acesso somente a certificados sênior e subordinados mezanino. A medida amplia as operações com títulos do agronegócio e diversifica as fontes de recursos usados para financiar o segmento, e sua emissão será gradual.

Com informações Agência Brasil. 


Últimas Notícias