A possibilidade de restrição das exportações de fertilizantes da China, preocupa o setor agropecuário, as safras subsequentes serão impactadas caso haja o cancelamento das compras. O diretor administrativo da Associação dos Produtores de Soja do Estado de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Nathan Belusso, falou sobre o assunto durante entrevista ao programa Bom Dia Produtor, do Canal do Boi, desta quinta-feira (30).
“A falta de fertilizante nós ainda não observamos, houve alguns atrasos da chegada desses fertilizantes no Brasil, mas cancelamentos de compras ainda não temos informações, o que estamos observando é o aumento nos preços dos fertilizantes, por causa desses atrasos e a diminuição na produção. O aumento dos custos é bem preocupante”, afirmou o diretor administrativo.
De acordo com Belusso, cerca de 12 a 15% do plantio da safra 21 de soja em Mato Grosso está concluído, o grosso da safrinha está fechado, mas as possíveis restrições chinesas afetam as safras subsequentes e os custos de produção para o produtor.
Veja a entrevista:
*Texto com supervisão do jornalista Douglas Silvério.