Mapa registra dois novos defensivos de baixo impacto

Pasta diz que 65 registros foram oficializados em 2021

30/09/2021 às 07:10 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Diário Oficial da União publicou na quarta-feira (29) que o Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa Agropecuária efetuou o registro de 53 defensivos agrícolas, que já estão disponíveis para uso por agricultores. Dos defensivos postados, nove são de baixo impacto ou de base biológica, e dois são de princípios ativos inéditos no país - um biológico e outro de origem fitoquímica.

O produto fitoquímico, formado de cinamaldeído - elemento existente no óleo essencial da canela - pode ser aplicado em plantações de morangos, para o controle do fungo Sphaerotheca macularis e fungo Mycosphaerella fragariae.

O segundo produto inédito é um fungo Purpureocillium lilacinum, utilizado no controle nematóides Meloidogyne incognita e Meloidogyne javanica. Esses nematóides são os mais incidentes no Brasil, afetam as culturas de algodão, batata, cana-de-açúcar, cenoura, fumo, pepino e soja. Por se tratar de um produto de origem microbiológica, pode ser utilizado em qualquer cultura afetada.

O registro dos defensivos genéricos reduz a concentração do mercado e amplia a concorrência, segundo o Mapa. Em 2021 já foram registrados 65 produtos, mas a expectativa do ministério é de a quantidade do ano seja superior à obtida em 2020, quando 95 obtiveram registro.

Com informações do Mapa/ Foto arquivo gov.br


Últimas Notícias