O Ministério da Saúde publicou, nesta quarta-feira (29), uma nova recomendação que autoriza a aplicação da vacina contra a gripe e Covid-19 no mesmo dia. A orientação anterior era o intervalo de 14 dias entre as imunizações.
A medida foi recomendada, na última sexta-feira (24), pela Câmara Técnica Assessora de Imunização Covid-19 (CTAI-Covid), e publicada hoje em nota técnica da pasta.
De acordo com o Ministério da Saúde, a cobertura vacinal da Campanha de Vacinação contra a Influenza está em 67,9%, em relação aos grupos prioritários, com mais de 62,9 milhões de doses aplicadas.
A decisão para redução do intervalo foi recomendada pela CTAI-Covid considerando a necessidade de minimizar perdas de oportunidade para a vacinação e oferecer, em uma única visita aos postos, vacinas para conferir proteção a múltiplos agentes infecciosos.
Segundo o Secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, a administração simultânea de diferentes vacinas já é prática corriqueira no Programa Nacional de Imunizações (PNI) com outras vacinas, sendo uma estratégia segura e efetiva.
Foto de capa: Ministério da Saúde