Frente fria avança e provoca chuva no Sudeste

Previsão de fortes temporais em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais

29/09/2021 às 04:00 atualizado por AgroClima - SBA | Siga-nos no Google News
:

Nesta quarta-feira (29), a frente fria que causou chuva na região Sul deve ganhar mais força sobre o Sudeste brasileiro. A previsão é de altos acumulados desde o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e centro-sul de Minas Gerais. Atenção novamente para o risco de ventos moderados a fortes nessas áreas, além de temporais, especialmente no sul e zona da mata mineira, onde há risco de granizo. 

Os produtores da cidade de São Gotardo (MG), Campos Altos (MG) e Santa Rosa da Serra (MG), já passaram por uma situação bem difícil no início desta semana. Isso porque uma chuva forte atingiu essas áreas e veio acompanhada por granizo, que destruiu diversas lavouras de café da região. O solo ficou coberto de pedras de gelo, com até 4 cm de espessura em alguns pontos. Nesta quarta (29) o risco para granizo se intensifica no Sudeste. Em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e oeste de Goiás, a chuva é mais isolada e fraca. 

Na região Norte do país, a combinação entre calor e umidade segue favorecendo a formação de nuvens carregadas, e por isso, chove a qualquer momento sobre todos os estados com destaque para o Acre, onde os temporais são mais intensos. Nas praias do Nordeste, tem chuva prevista, mas de forma muito rápida e isolada. Já o sertão e segue com tempo seco. 

TENDÊNCIA

A tendência é de que um sistema de baixa pressão que vai atuar no Paraguai, provoque chuva forte e temporais entre o Rio Grande do Sul Santa Catarina e parte do Paraná, com destaque para a fronteira oeste gaúcha, onde são esperados altos acumulados ao longo desta quinta (30). No litoral paulista, em todo estado do Rio de Janeiro, leste de Minas e Espírito Santo, a frente fria ainda provoca chuva fraca e moderada. Entre esta sexta (01) e o sábado (02), uma segunda frente fria se forma e volta a trazer chuva com temporais para toda a região Sul, Mato Grosso do Sul e o estado de São Paulo.

Mais detalhes, no AgroClima de hoje (29).

 


Últimas Notícias