Frente fria provoca chuva intensa no Sul do país

Há chance de temporais isolados entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina

28/09/2021 às 04:00 atualizado por AgroClima - SBA | Siga-nos no Google News
:

Ao longo desta terça-feira (28), o avanço de uma nova frente fria, vai provocar chuva intensa no Rio Grande do Sul incluindo a capital, Porto Alegre, e no período da tarde as precipitações avançam até o estado de Santa Catarina e a metade sul e leste do Paraná, inclusive na capital, Curitiba. Nas áreas do leste catarinense, os volumes de chuva devem variar entre 50 e 70 mm até o dia 01 de outubro.

Em Vitória (ES), o tempo fica instável com chuva a qualquer hora do dia, e nas demais áreas do país, há risco de pancadas isoladas principalmente no período da tarde com chance para temporais na região Norte. O tempo fica firme em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Amapá e entre o norte mineiro e interior nordestino.

Nos últimos meses o Brasil vivenciou um inverno mais seco que o normal e agora, o sistema hídrico começa se recuperar do tempo de estiagem. Mas ainda que a chuva dos últimos dias seja boa e ajude a aliviar o problema da seca, diversos reservatório já estão em níveis críticos, e com isso, um problema energéticos e aproxima cada vez mais.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a quantidade de água nos rios entre setembro do ano passado até agosto deste ano foi a pior já registrada desde o início da série histórica, há 91 anos. Isso, causado por conta da redução significativa das chuvas desde 2020. De acordo com a ONS, cerca de 41% dos reservatórios estão com armazenamento de água com menos de 20% do volume total e por conta disso, fontes alternativas de energia estão sendo utilizadas como a energia das termoelétricas.

TENDÊNCIA 

A tendência para os próximos dias, é de muito calor e pancadas de chuva em algumas partes do país. Na região Sul, os temporais dão trégua apenas na quarta-feira (29), mas na quinta (30) a chuva volta a ganhar força com risco de transtornos especialmente no estado gaúcho. No Sudeste, o avanço de uma frente fria volta a provocar chuva ao longo desta semana no centro-sul de todos os estados da região. No Centro-Oeste brasileiro, a chuva perde força e aparece de forma isolada em alguns pontos até quinta-feira (30). No Nordeste, as precipitações seguem persistentes no litoral, e no Norte do país, a chuva permanece generalizada ao longo dos próximos dias.

Mais detalhes, no AgroClima de hoje (28).

 


Últimas Notícias