Setembro termina com chuva. Saiba onde

Última semana do mês será marcada por precipitações em diversos pontos do país

27/09/2021 às 04:00 atualizado por AgroClima - SBA | Siga-nos no Google News
:

O primeiro fim de semana da primavera foi marcado pelo retorno das chuvas em diversas regiões produtoras e essas chuvas ainda devem seguir por mais um tempo. Ao longo desta segunda-feira (27), os temporais continuam sobre o Brasil Central, principalmente no estado de Mato Grosso. Em Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul, também há previsão de chuva, mas de forma passageira. 

Mas enquanto as chuvas avançam pelo interior do país, no Nordeste, as precipitações seguem restritas às costa. E essa chuva acontece por conta da circulação marítima que favorece a formação de nuvens carregadas. No interior da região, o tempo seco e quente ainda predomina, o que favorece o aumento no número de queimadas. Na caatinga os focos de incêndio já passam dos 8.607 registros, um valor 132% maior do que no ano passado. 

Segundo informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o INPE, a Amazônia já registrou mais de 53 mil focos de queimada desde o começo deste ano. O cerrado ocupa a segunda posição em relação ao número de focos registrados, com mais de 48 mil casos. Mas a boa notícia é que o dia será chuvoso em parte dessas áreas, o quê já alivia um pouco no número de queimadas. Tem previsão de chuva forte nesta segunda (27) entre o Amazonas, região central do Pará e sul de Rondônia. Nas demais áreas da região, os temporais ocorrem de forma isolada, especialmente à tarde.

Na região Sul, não há previsão de chuva ao longo do dia, mas a partir de terça-feira (28), esse cenário tende a mudar. Uma frente fria volta a atingir o Rio Grande do Sul, e vai levar temporais em todo o estado com raios, rajadas de vento e granizo. No Sudeste do país, ainda há previsão de chuva isolada sobre o norte de São Paulo, Serra da Mantiqueira, Espírito Santo e grande parte de Minas Gerais, devido a combinação entre calor e umidade.

Mais detalhes, no AgroClima de hoje (27). 


Últimas Notícias