Bloco 4 do programa de erradicação da Aftosa decide retirar a vacina em 2023

Decisão conjunta será encaminhada para apreciação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)

24/09/2021 às 13:33 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

O bloco 4 do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), composto por dez estados e Distrito Federal (BA, SE, RJ, SP, MG, GO, MT, TO, MS, ES e DF), decidiu por unanimidade, na última quarta-feira (22), imunizar o rebanho contra a doença até 31 dezembro de 2022. 

A postura de seguir conjuntamente e adotar a descontinuidade da vacina a partir de 2023 foi anunciada durante reunião virtual da Comissão de Coordenadores dos Grupos Estaduais (CCGE).

A decisão conjunta será encaminhada para apreciação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e, se aprovada, será estabelecida em todos os estados que integram essa divisa sanitária.

Os estados que compõem esse bloco são considerados zona livre de febre aftosa com vacinação e agora pleiteiam o status de zona livre sem o uso do imunizante. Eles precisam cumprir rigorosos critérios técnicos e sanitários estabelecidos pelo Mapa para alcançar o novo status.

O bloco 4 contabiliza mais 130 milhões de cabeça de gado, detendo mais de 60% do rebanho brasileiro de bovinos e bubalinos. 

 

 

Informações por Sistema Faeb

Foto de capa: Wenderson Araujo/ Trilux/ Sistema CNA Senar


Últimas Notícias