Economia

Copom eleva taxa básica de juros para 6,25% ao ano

Patamar é o nível mais alto desde julho de 2019

23/09/2021 - 09:33 | Por Redação - SBA | Siga-nos no Google News

Conforme previram analistas do mercado financeiro, o Comitê de Política Monetária (Copom), por unanimidade, elevou a taxa Selic – juros básicos da economia – de 5,25% para 6,25% ao ano. Esse foi o quinto reajuste consecutivo.

A taxa está no nível mais alto desde julho de 2019, quando esteve em 6,5% ao ano. Entre março a junho, o Copom elevou a taxa em 0,75 ponto percentual em cada encontro. No início de agosto, o BC passou a aumentar a Selic em 1 ponto a cada reunião.

A Selic é o principal instrumento do Banco Central para manter sob controle a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

O Copom informou, em comunicado, que deverá elevar novamente a Selic em um ponto percentual na próxima reunião, no fim de outubro. 

Com o teto da meta de inflação estourado em 2021, o órgão informou que trabalha para trazer a inflação de volta para o intervalo da meta em 2022 e, “em algum grau”, em 2023.

De acordo com o boletim Focus, pesquisa semanal com instituições financeiras, divulgada pelo BC, a inflação oficial deverá fechar o ano em 8,35%.

 

Com informações Agência Brasil /  Foto: Marcello Casal Jr - Agência Brasil

Compartilhar

Últimas Notícias