Chuva se espalha pelo Brasil a partir desta quinta-feira

A primavera será marcada pela manutenção das precipitações em diversos pontos do país

23/09/2021 às 05:00 atualizado por AgroClima - SBA | Siga-nos no Google News
:

A nova estação já começa com retorno das chuvas em Brasília (DF), Goiânia (GO) e Palmas (TO), locais onde não há registro de chuva de até 1 mm há mais de vinte dias. Essa chuva ocorre por conta do avanço de umidade vinda da região amazônica, combinada ao calor da superfície. Ou seja, com o aquecimento das gotículas de água que vem da Amazônia, ocorre a evaporação dessas gotículas, e por consequência, a formação de nuvens e chegada de temporais. 

Apesar dessa chuva ser muito esperada e bem-vinda aos produtores dessas regiões, são previstas apenas pancadas isoladas, passageiras e com baixos volumes, mas que ajudam na qualidade do ar, no aumento da umidade no solo e em um breve alívio das altas temperaturas. 

Outro destaque importante para esta quinta-feira (23), é o retorno dos temporais entre o sudoeste do Paraná até o Rio Grande do Sul, devido à formação de uma área de instabilidade associada a uma zona de baixa pressão entre Argentina, o Rio Grande do Sul e Uruguai. A previsão é de chuva forte com ventos moderados e acumulados expressivos no estado gaúcho e oeste de Santa Catarina. 

As pancadas de chuva também seguem concentradas no norte do Amazonas, em Roraima, no Acre e no estado do Pará. Em Rondônia, o sol aparece intercalado com períodos de chuva. No leste da Bahia, o tempo também fica carregado com chuva a qualquer momento, há condições também para precipitações mais fracas desde o litoral de Pernambuco até o Sergipe. No estado do Maranhão, pancadas isoladas atuam no período da tarde com risco para trovoadas.

No Sudeste brasileiro, há condição de chuva fraca ao longo do dia apenas no litoral de São Paulo, Rio de janeiro, além do noroeste do estado mineiro. No Centro-Oeste, além das chuvas que devem atingir o Distrito Federal, também tem previsão de pancadas isoladas no norte de Mato Grosso.

Mais detalhes, no AgroClima de hoje (23).

Foto de capa: Clima ao Vivo


Últimas Notícias