De acordo com o Boletim 425 do Projeto SIGA/MS, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) com apoio da Associação de Produtores de Soja de MS (Aprosoja/MS), a colheita da safra de milho 2020/2021, está quase concluída em Mato Grosso do Sul, restando pouco mais de 1% da plantação para colher.
O volume estimado colhido é de 6,285 milhões de toneladas, uma redução de 40,8% do previsto inicialmente. A previsão de colheita era acima das 9 milhões de toneladas.
A expectativa de colher 100 sacas por hectare, como na safra anterior, caiu para 52 sacas, devido aos eventos climáticos como chuva de granizo e estiagem na fase de maturação.
Segundo técnicos do Projeto SIGA/MS, a queda de granizo em maio, causou a perda total das áreas plantadas nos 6.890 hectares em Naviraí, 600 hectares em Amambai e 50 hectares em Coronel Sapucaia.
As regiões oeste, centro, sul e sudeste possuem as piores condições das lavouras, e juntas representam mais da metade da área plantada em Mato Grosso do Sul.
Com informações da Semagro.