Econômico: SPE divulga estudo sobre as perspectivas para 2022

PIB pode subir 2,4% em 2022, se média de crescimento trimestral for de 0,5%

22/09/2021 às 16:59 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

A nota informativa “Perspectivas para o crescimento de 2022”, foi divulgada nesta quarta-feira (22) pela Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia (SPE/ME). A pesquisa expõe dados explicativos das projeções sobre o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2022.

Para verificar a estatística de crescimento para 2022, o estudo considera o carregamento estatístico do Produto Interno Bruto (PIB) projetado este ano, e os cenários prováveis da média trimestral, que compõem o crescimento acumulado em quatro trimestres de 2022. 

Desta forma, caso a projeção de aumento de 5,3% deste ano se confirme, proporcionará um carrego aproximado de 1,2% para o próximo ano. O Produto Interno Bruto (PIB) subirá 2,4%, se considerado um crescimento trimestral médio de 0,5%.

A projeção fundamenta também, o crescimento do investimento privado, a elevação da eficiência alocativa dos fatores de produção, a consolidação fiscal, as reformas pró-mercado e a retomada do setor de serviços, para a retomada econômica do país em 2022.

No cenário da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia (SPE/ME), a variação média na margem dos trimestres de 2022 deve ser de 0,1% negativos, as estimativas do crescimento do Produto Interno Bruto está abaixo de 1%, ou seja, pode haver queda em algum trimestre ou uma nova recessão. Mas, na ausência de piora e progresso de consolidação fiscal e reformas pró-mercado, a expectativa é de crescimento do PIB superior a 2% em 2022.

 

Com informações Ministério da Economia.


Últimas Notícias