Vazio sanitário do algodão e do feijão começa em Minas Gerais

Expectativa é que sejam fiscalizadas 124 propriedades no estado mineiro

21/09/2021 às 17:42 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

O período de vazio sanitário de algodão e feijão em Minas Gerais começou na última segunda-feira (20). O período, em que não pode haver cultivo ou manutenção de plantas vivas e remanescentes de safras anteriores, visa reduzir a incidência do bicudo do algodoeiro, mosaico dourado e mosca branca nas plantações, responsáveis por prejuízos econômicos aos produtores.

Neste ano, exclusivamente presencial, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) espera fiscalizar 124 propriedades, sendo 50 de algodão e 74 de feijão.

“O cumprimento do manejo contribui para reduzir o número de ocorrências das pragas e aumentar saúde e produtividade da lavoura. Se detectadas quaisquer tipos de inconformidades durante a fiscalização, o produtor é notificado e tem um prazo máximo de 10 dias para erradicar as plantas presentes na propriedade”, alerta o gerente de Defesa Sanitária Vegetal do IMA, engenheiro agrônomo Nataniel Nogueira.

Algodão
O vazio sanitário do algodão vale para as plantações de todo o estado durante dois meses entre os dias 20/9 e 20/11. Nas propriedades com áreas irrigadas localizadas abaixo de 600 metros de altitude, o manejo acontece de 30/10 a 30/12.

Feijão
O vazio sanitário do feijão, acontece simultaneamente com o Distrito Federal e Goiás, pois fazem fronteira com Minas, potencializando os resultados positivos da medida. O manejo ocorre por 30 dias, entre 20/9 e 20/10. É realizado somente na região Noroeste do estado, importante polo produtor.

 

 

Informações por IMA MG


Últimas Notícias