Alta do dólar valoriza soja brasileira

Entrevista com Vlamir Brandalizze foi exibida na segunda (20), no programa Agricultura BR, do Canal do Boi

21/09/2021 às 11:25 atualizado por Thauana Luares* - SBA | Siga-nos no Google News
:

A ausência da China nos negócios internacionais, tem afetado o mercado de exportação. Na semana passada o mercado chinês fez a aquisição de 132 mil toneladas e um cancelamento do grão americano. A alta do dólar, que reflete no mercado de Chicago, tem valorizado a soja brasileira em reais. 

O analista de mercado interno e externo, Vlamir Brandalizze, falou sobre o assunto durante entrevista ao programa  Agricultura BR, do Canal do Boi de segunda-feira (20).

“O dólar em alta, refletido pelo mercado internacional e pela situação econômica  interna, acaba se refletindo também na bolsa de Chicago, porque valoriza a soja em reais, e isso traz uma boa movimentação de grãos no Brasil. Na semana passado nós tivemos uma semana atípica pro mês de setembro, que é o mês onde normalmente as vendas da exportação são muito fracas, tivemos mais de 15 milhões de sacas vendidas na exportação, e a China levou mais de 10 milhões de sacas, então a China está deixando um pouco o mercado americano e vindo para negócios com o Brasil”, explica o analista.

Ele afirma que a China está na verdade comprando soja escalonadamente. Em relação ao milho a expectativa é de tranquilidade para os grandes compradores brasileiros, pois os estoques disponíveis estão permanecendo no mercado interno.

Veja a entrevista:

Foto Wenderson AraujoTrilux.

* Texto com supervisão do jornalista Douglas Silvério. 


Últimas Notícias