MS: plantio oficial da nova safra de soja será transmitido hoje, no Canal do Boi

Evento acontece nesta terça, com retransmissão pelas mídias sociais

28/09/2021 às 08:15 atualizado por Thalya Godoy - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Canal do Boi, em parceria com a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja) e o governo estadual realizam a cerimônia oficial de lançamento do plantio da soja da safra 2021/22 no Estado, nesta terça-feira (28). 

O evento acontecerá de forma simultânea com o plantio presencial na Fundação Chapadão, em Chapadão do Sul.

O período de vazio sanitário - época em que o plantio do grão é proibido para combate à ferrugem asiática - terminou na última quinta-feira (15) em Mato Grosso do Sul. A data limite de início do cultivo é 31 de dezembro. 

O prazo para cadastro das áreas que serão direcionadas ao cultivo de soja junto à Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) termina no dia 10 de janeiro de 2022.

O lançamento do plantio ocorrerá durante o programa "Agricultura BR", às 11h25 (horário de Brasília), no Canal do Boi, e por meio das redes sociais Facebook e YouTube.

Canal do Boi também acompanhará o lançamento do plantio em Chapadão do Sul (MS). Foto por Fundação Chapadão

Devem participar da cerimônia o governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB); o presidente da Aprosoja MS, André Dobashi e os o secretários estaduais Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, e Eduardo Riedel (Infraestrutura)

Safra
A safra de soja 2020/21, em Mato Grosso do Sul, atingiu recorde de 13,305 milhões de toneladas, crescimento de 17,8% frente a safra anterior, segundo dados do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (SIGA/MS). A produtividade foi de 62,8 sacas por hectare.

Foram destinados 3.529 milhões de hectares para o cultivo da soja no período no Estado, um avanço de 4% em relação ao ciclo anterior.

De acordo com informações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a estimativa para a safra brasileira de soja no próximo ciclo é de 141,3 milhões de toneladas.

Foto de capa: Wenderson Araujo/ Trilux/ Sistema CNA Senar


Últimas Notícias