Chove forte hoje em áreas do Centro-Sul

O avanço de uma frente fria aumentou as condições de chuva em áreas do Sudeste e Centro-Oeste brasileiro

15/09/2021 às 04:00 atualizado por AgroClima - SBA | Siga-nos no Google News
:

Esta quarta-feira (15) será marcada pelo avanço da chuvas sobre quase todo o estado de São Paulo, mudando o tempo e espalhando precipitações com temporais. Tem previsão de chuva a qualquer momento do dia com altos volumes, principalmente no litoral e sul do estado paulista. Além disso, pancadas isoladas também podem chegar ao sul de Minas, e entre a costa verde e a baixada fluminense.

No Paraná e sul de Mato Grosso do Sul, volumes altos também podem ser observados ao longo do dia. No estado paranaense, com fim do vazio sanitário, a semeadura da soja já começou e deve ganhar ainda mais intensidade nas próximas semanas. O cenário é favorável aos produtores que têm lidado com tempo seco na maior parte do estado, isso porque a tão aguardada chuva finalmente retornou ao Paraná. Nesta quarta (15), ainda tem chance de chuva intensa entre o Paraná e o Vale do Itajaí, com possibilidade de queda de granizo.

Já entre Mato Grosso, demais áreas de Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo e Rio de Janeiro, a chuva chega à tarde em forma de pancadas com trovoadas. 

Na região Sul, além do estado do Paraná, ainda há instabilidades se espalhando pelo leste de Santa Catarina e serra gaúcha, mas muitas vezes em forma de chuviscos. E a massa de ar frio que anda na retaguarda da frente fria, faz as temperaturas despencarem nesta quarta (15) e provoca geadas na campanha gaúcha.

 Já o tempo firme, ensolarado e quente vai atuar principalmente entre Minas Gerais e o Nordeste. Tem chuva prevista apenas na faixa costeira da região nordestina, no litoral da Bahia e entre o leste de Alagoas e Pernambuco mais nuvens se formam e tem chance de chuva a qualquer hora do dia. Na região Norte do país, só não chove na faixa sul do estado do Tocantins.

TENDÊNCIA

Na região Sul, os produtores precisam aproveitar a janela de tempo seco no final desta semana, isso porque na próxima semana a chuva já retorna. Entre os dias 19 e 23 de setembro, pancadas isoladas atingem o Rio Grande do Sul. Já entre os dias 24 e 28 de setembro, a previsão é de chuva forte com acumulados acima de 70 mm de volta ao estado gaúcho. Nesse período vamos observar também as primeiras precipitações da primavera no Brasil Central.

Mais detalhes, no AgroClima de hoje (15).

 


Últimas Notícias