Previsão do Tempo

Semana começa com temporais na região Sul

Na região Centro-Oeste, o solo está extremamente seco devido à longa estiagem

13/09/2021 - 06:00 | Por Redação - SBA | Siga-nos no Google News

A semana começa com fortes temporais no Rio Grande do Sul. No domingo, a aproximação de uma frente fria associada com uma área de baixa pressão sobre o Paraná espalharam temporais na metade sul do estado.

Hoje, os temporais se espalham por todo o estado gaúcho e catarinense e avançam até o sudoeste do Paraná. A formação de uma baixa pressão na costa gaúcha e instabilidades em médios níveis reforçam os temporais.

A previsão é de chuva forte, acompanhada por ventania e trovoadas. Não se descarta também queda de granizo no noroeste gaúcho.

No Rio Grande do Sul, a maior parte desta chuva continua entre hoje e a quarta-feira.

Em contrapartida, a chuva ainda é muito espaçada e irregular sobre o Paraná e os produtores sentem dificuldades no plantio, apesar do fim do vazio sanitário. No sul do Paraná, a umidade está entre 50 e 60%. Na metade norte, a situação é mais crítica, em torno de 30%.

No Centro-Oeste, apesar das pancadas de chuva dos últimos dias, o solo está extremamente seco devido à longa estiagem.

Em Mato Grosso, o vazio sanitário se encerra nesta semana, mas a previsão em Sinop é de chuvas irregulares. Volta a chover de forma mais frequente e volumosa em outubro.

A chuva volta a se espalhar pela região Norte entre os dias 15 e 19 de setembro, mas sobre o Tocantins, norte e o oeste do Pará e Amapá, o tempo fica firme.

No Paraná, a chuva ocorre com baixos acumulados, em torno de 15 milímetros entre os dias 15 e 19. Somente no litoral de Santa Catarina e do Paraná que a chuva alcança os 30 milímetros.

O interior do Nordeste segue seco nesta semana. 

A secura favorece o alto índice de queimadas no sertão nordestino. A Caatinga é fortemente afetada, mas também áreas de Cerrado e Mata Atlântica da região. 

Só o estado da Bahia teve um aumento de 160 % no número de focos de queimadas esse ano se comparado com 2020.

Informações por Climatempo

Foto de capa: Clima Ao Vivo

Compartilhar

Últimas Notícias