Frente fria segue espalhando chuva pelo Centro-Sul

Tempo virou em grande parte do país, e pouca coisa muda ao longo desta sexta-feira (10)

10/09/2021 às 04:00 atualizado por AgroClima - SBA | Siga-nos no Google News
:

A frente fria que estava atuando de forma mais continental sobre o país avança para o oceano, mas ainda deve organizar áreas de instabilidade desde o Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, triângulo e sul de Minas, sul de Goiás e no Rio de Janeiro.

Essa chuvarada acontece de forma mais isolada nesta sexta (10), mas ainda deve vir acompanhada por trovoadas, o que também ajuda a diminuir os focos de incêndio, melhora a umidade no solo e a qualidade do ar. a

Em relação às temperaturas, elas ficam mais amenas em boa parte do Centro-Sul, onde já pode ser sentido alívio do calorão que atua desde o início da semana, especialmente em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e interior paulista.

Em Campo Grande (MS), o dia começa com 14°C, e a máxima fica perto dos 26°C. Em Cuiabá (MT), o dia será marcado por pancadas de chuva, e a temperatura máxima não passa dos 34°C. Em Botucatu, interior paulista, o dia será nublado com chuvas e a máxima fica perto dos 27°C. 

No Sul do país, uma nova massa de ar frio e seco volta a predominar, e por isso o dia começa com geada na região do planalto de Santa Catarina e do sul do estado do Paraná.

Neste sábado (11), também há chance de geada na região central de Santa Catarina, e nas serras gaúcha e catarinense. No domingo (12), não há mais previsão de geada para nenhuma área dos três estados sulistas.

Mais ao Norte do país, atenção para a chuva volumosa no Acre, e temporais isolados nas demais áreas nortistas, com exceção do Amapá e Tocantins, onde o tempo firme predomina. Já em praticamente toda a região nordestina, o tempo fica seco ao longo do dia, com chuva rápida e isolada somente no litoral de Sergipe e Rio Grande do Norte. 

Tendência

Entre os dias 13 a 19 de setembro, a chuva deve retornar com temporais no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, além de áreas do sul e leste paranaense. No Sudeste e Centro-Oeste, as previsões mais estendidas indicam que a chuva mais volumosa só deve atingir as regiões no início de outubro.

Mais detalhes, no AgroClima de hoje (10). 

 


Últimas Notícias