Mudança no tempo: chove forte em áreas do Brasil Central

Início da semana foi marcado por calor intenso, mas nos próximos dias a chuva será a protagonista

09/09/2021 às 04:00 atualizado por AgroClima - SBA | Siga-nos no Google News
:

Desde o início da semana, o grande destaque do Centro-Oeste do país foi o calorão. A cidade de Cuiabá (MT), Campo Grande (MS) e Goiânia (GO) tiveram a tarde mais quente do ano durante o último feriado, no dia 7 de setembro.

Mas esse cenário deve mudar em algumas áreas da região, isso por conta do avanço de uma frente fria associada a um ciclone extratropical que vai espalhar chuva com trovoadas e ventos fortes em praticamente todo o Centro-Oeste brasileiro. Com esse sistema, o calor deve dar uma trégua nos próximos dias, e apenas o centro-norte de Goiás e o Distrito Federal seguem com tempo firme e não devem receber precipitações nesta quinta-feira (09).

Essa chuva também atinge parte da região sulista. Entre o nordeste de Santa Catarina e quase todo o estado do Paraná, o dia será marcado por precipitações e queda nas temperaturas. No Rio Grande do Sul, o dia começa com céu nublado mas depois o tempo abre, e não chove em praticamente todo o estado.

No Sudeste brasileiro, tem chance de chuva forte também entre São Paulo e, sul de Minas, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo. O estado paulista pode receber fortes temporais, com chance de queda de granizo e vento de mais de 60 km/h principalmente no Vale do Ribeira e áreas próximas à divisa com o Paraná.

Na região Norte, o destaque desta quinta-feira (09) será a chuva forte entre Porto Velho (RO) e Manaus (AM). O único estado que não deve receber chuva, ou se receber será bem pouca, é o Tocantins. Na região nordestina, a chuva é rápida e isolada, e fica restrita apenas ao norte do Maranhão e Piauí, além do litoral desde o Rio Grande do Norte até o estado da Bahia.

Mais detalhes, no AgroClima de hoje (09).

Foto de capa: Governo do Estado do Paraná


Últimas Notícias