Indicador de emprego atinge melhor nível desde fevereiro de 2020, aponta FGV

Em agosto foram registrados 90,1 pontos, com alta de 0,9 ponto

08/09/2021 às 12:35 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Indicador Antecedente de Emprego (Iaemp), calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), subiu 0,9 ponto de julho para agosto e atingiu 90,1 pontos. Esse é o maior nível desde fevereiro de 2020 (92 pontos), período anterior às medidas de isolamento adotadas para lidar com a pandemia da Covid-19 no país.

O indicador é calculado com base em entrevistas com consumidores e com empresários da indústria e dos serviços e busca antecipar tendências do mercado de trabalho.

“O Iaemp avança pelo quinto mês consecutivo e se aproxima do nível pré pandemia. Após o impacto da segunda onda de Covid, o movimento iniciado de flexibilização desde então parece ter contribuído para a retomada do mercado de trabalho. O resultado mais tímido do indicador nesse mês sugere que essa recuperação ainda deve ser gradual. O controle da pandemia e a melhora do setor de serviços, setor que mais emprega, são fundamentais para a continuidade desse cenário positivo”, destacou o economista da FGV Rodolpho Tobler.

Dos sete componentes do Iaemp, a situação corrente dos serviços foi a que mais contribuiu para a alta do índice, com um avanço de 7,4 pontos.

Com informações e capa: Agência Brasil. 


Últimas Notícias