Seis mil bombeiros serão contratados para combate às queimadas

Desmatamento deve cair 30% no índice de agosto após instauração do projeto, avalia o Ministério do Meio Ambiente

03/09/2021 às 13:30 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Na quinta-feira (2), o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, durante entrevista ao programa A Voz do Brasil, afirmou que novos recursos serão utilizados e 700 servidores serão contratados para o auxílio nos serviço do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Governo prevê queda de 30% no desmatamento nos números de agosto

Em abril, o governo federal informou que as verbas duplicariam para o combate de queimadas e crimes ambientais. Cerca de R$ 470 milhões serão utilizados para o reforço nos órgãos de controle. 

Segundo Joaquim Leite, o Ministério do Meio Ambiente em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional e o Ministério da Justiça e Segurança Pública, contratará 6 mil bombeiros estaduais. Os brigadistas atuarão em todos os biomas onde há a concentração de incêndios e queimadas no país, como na região do Pantanal, em Mato Grosso, no Cerrado do Centro-Oeste e em toda a Região Norte, de maneira descentralizada. 

Além disso, o ministro informou que o Brasil irá operar em duas frentes para a Conferência Das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 26). Tendo primeiramente a apresentação de projetos que reduzem a emissão de gases do efeito estufa e em seguida, propostas baseadas na proteção de florestas e da vegetação nativa.

 

Com informações Agência Brasil

Foto Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul


Últimas Notícias