Setembro: veja como estão as chuvas no Brasil

O mês que marca o início da primavera já começou, e a previsão é de retorno das chuvas em algumas áreas do país

02/09/2021 às 04:00 atualizado por AgroClima - SBA | Siga-nos no Google News
:

Ao longo deste mês, as frentes frias ficarão mais localizadas no oceano, próximo à costa e por isso, há previsão de chuva na faixa leste do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No noroeste do Paraná, também tem chuva prevista, por conta de fluxo de umidade que vem da Amazônia. Nas demais áreas da região o tempo fica firme e as temperaturas serão elevadas. 

No Sudeste brasileiro, a chuva deve ser mais abrangente, com exceção do sul do estado de São Paulo. Na maior parte da região, chuva fica dentro da média esperada - e acima da média em alguns lugares, e as temperaturas também serão elevadas.

Tem boa notícia também para o Centro-Oeste brasileiro. Em Mato Grosso do Sul e oeste de Mato Grosso, os volumes de chuva ficam acima da média climatológica prevista para o mês. Já no leste de Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, a chuva não deve ser tão frequente e os volumes podem ficar abaixo da média.

No Nordeste do país, o litoral de diversos estados ainda sofrerá influência das ondas de leste, fenômeno que caracteriza a entrada de umidade pelo oceano trazendo chuva ao continente. Mas ainda que ocorra a atuação desses ventos de leste, a chuva sobre a região será relativamente menor em setembro. Isso por conta da anomalia de temperaturas negativas no oceano, esse fenômeno acontece porque a água do oceano Atlântico está mais fria que o normal, e quando isso acontece, é mais difícil de a água ser evaporada e convertido em chuva. Ou seja, pouca água sendo evaporada até a atmosfera, resulta em pouca chuva sobre região nordestina.

Na região nortista, a chuva persiste em todo o extremo norte da região, com chance para chuva acima da média em diversos pontos. Para esta quinta-feira (2), a previsão é de trovoadas pela região Norte, que avançam até o Sul do Pará e do Tocantins. Essas chuvas ocorrem em forma de pancadas com trovoadas intercaladas com períodos de tempo mais abafado. 

Na região Nordestina, a chuva aumenta sobre o litoral sul da Bahia e avança até Salvador (BA) com fortes temporais. Além disso a chance para chuvas pontuais também entre o Sergipe e o Rio Grande do Norte. No Brasil Central só tem chance para chuva no extremo norte de Mato Grosso. 

O tempo fica encoberto também no Espírito Santo e Rio de Janeiro, onde a chuva perde força. No Vale do Jequitinhonha (MG), região que tem tido dias bem secos no norte mineiro, a previsão de chuva também a qualquer hora do dia. Sobre o Rio Grande do Sul, a formação de um ciclone aliado à presença de um cavado, provocam ventos fortes com chances de temporais no estado gaúcho e oeste catarinense.

Mais detalhes, no AgroClima de hoje (2). 

Foto: Clima Ao Vivo

 


Últimas Notícias