Polícia Federal deflagra operação Ruta Nega nesta terça

Objetivo da ação é desarticular as organizações criminosas importam, comercializam e transportam defensivos agrícolas ilícitos

31/08/2021 às 13:40 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (31) a Operação Ruta Negra. O objetivo da ação é desarticular as organizações criminosas, em Santa Terezinha de Itaipu (PR), que importam, comercializam e transportam de forma ilegal de defensivos agrícolas ilícitos.

Desde 2019 a PF investiga e apreende cargas de defensivos agrícolas do Paraguai.

A operação realizou 20 mandados de busca e apreensão, 1 mandado de prisão preventiva e 2 mandados de prisão temporárias, em Santa Terezinha de Itaipu (PR), Foz do Iguaçu (PR), São Miguel do Iguaçu (PR), Medianeira (PR), Ubiratã (PR), Irati (PR) e Lucas do Rio Verde (MS).

Segundo apurações, a organização operava desde 2015 e foi responsável pela importação criminosa de dezenas de toneladas de produtos ilegais, a maioria destes eram da China. O benzoato de emamectina era um dos produtos mais importados, pela organização criminosa.

A Polícia Federal prendeu o chefe do grupo criminoso e os dois principais auxiliares. Além disso, houve a apreensão de dinheiro, veículos, embarcações e imóveis.

Os envolvidos responderão por, importação e transporte ilegal de agrotóxico, receptação qualificada, adulteração da placa de veículos, falsificação de documentos e organização criminosa. Caso sejam condenados, podem pegar penas de até 35 anos de reclusão. 

 

Com informações e foto de capa da Polícia Federal.


Últimas Notícias