Agosto termina com chuva volumosa. Veja onde

Previsão é de instabilidade em diversas áreas do Sudeste brasileiro, além do Centro-Oeste, Norte e Nordeste do país

31/08/2021 às 04:00 atualizado por AgroClima - SBA | Siga-nos no Google News
:

A combinação de ventos vindos do alto da atmosfera somados à umidade que vem do oceano, vão deixar o tempo bem chuvoso entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo. No estado capixaba, a região de Linhares (ES), já passa por falta de chuva mais de 70 dias, e as áreas próximas ao Rio de Janeiro, incluindo a capital, Vitória (ES), convivem com a estiagem a um período de 20 a 50 dias. 

Para esta terça-feira (31), a previsão é de chuva forte em toda a metade sul do estado, e que eventualmente também pode atingir a faixa norte do Espírito Santo. São esperados acumulados entre 60 e 100 mm e ventos de 55 km/h, além de possível queda nas temperaturas. No Rio de Janeiro, o cenário é bem semelhante.

Hoje (31) o céu fica encoberto e tem chance para chuva forte em todo o norte do estado, além de pancadas isoladas nas demais áreas do estado Fluminense. Além disso, na região sudeste também tem chance para chuva sobre o estado de São Paulo, e em Minas Gerais, onde pode ter chuva, inclusive, na capital Belo Horizonte (MG). 

Já na região Centro-Oeste, a chuva perde força em Mato Grosso do Sul e avança sobre o norte de Goiás e o Distrito Federal. Tem chuva prevista ao longo do dia também para o leste e norte do estado de Mato Grosso. Em Brasília (DF), não chove desde o dia 15 de junho, mas nesta terça (31), algumas pancadas podem ser vistas na capital federal. Os volumes não serão tão altos, mas já alivia um pouco a baixa umidade do ar que atinge a região. Só em outubro que as chuvas mais abrangentes devem retornar ao Centro-Oeste com a chegada das pancadas tropicais que vem com a Primavera.

Na região nordestina, há chance de chuva em toda a faixa leste, além do Maranhão e oeste do Piauí, incluindo Teresina (PI). Na região nortista, o grande destaque será o retorno das chuvas ao Tocantins, incluindo município de Palmas (TO), que não recebe precipitações há mais de 100 dias. Fortes temporais também estão previstos para o Amazonas, Roraima e Acre com chuva forte e trovoadas.

Na região Sul, o dia começa com temperaturas em elevação no estado gaúcho, isso por conta de ventos vindos do quadrante norte, ou seja, de áreas próximas ao interior do país. Além disso, o tempo fica firme no oeste de Santa Catarina e do Paraná. Na faixa leste desses dois estados, o céu fica nublado e com possibilidade de chuva. 

O destaque para a próxima semana é o retorno de uma frente fria entre os dias 7 e 8 de setembro, que vai espalhar chuva pela região sulista. A partir do dia 10 de setembro, a chuva chega também em todo o Centro-Sul do país, e neste período, tem chuva prevista desde Mato Grosso até São Paulo com volumes entre 15 e 30 mm.

Mais detalhes, no AgroClima de hoje (31). 

 


Últimas Notícias