Chuva aumenta em áreas produtoras do Sudeste

Precipitações fortes podem causar transtorno nas atividades agrícolas

30/08/2021 às 04:00 atualizado por AgroClima - SBA | Siga-nos no Google News
:

A semana começa com chance de chuva forte no Rio de Janeiro, especialmente nas regiões da Costa Verde, Médio Paraíba, Serrana e Metropolitana do Rio, com acumulados de mais de 80 mm, que podem superar o 100 mm em alguns pontos. Nesta terça-feira (31), tem previsão de chuva forte também entre o estado carioca e o Espírito Santo, com possibilidade de transtorno nos trabalhos portuários. 

A chuva dos últimos dias, principalmente os temporais no Rio Grande do Sul, elevaram a quantidade de água disponível no solo para valores entre 90% e 100% em quase toda a região sulista. O mês de agosto já foi o mais chuvoso na capital gaúcha pelos últimos oito anos, registrando 140 mm acumulados. Essa chuva prepara o solo para cultura de soja e milho, e ajuda aumentar os reservatórios de arroz, além de favorecer o desenvolvimento do trigo e hortifrutis. 

Para esta segunda-feira (30), a previsão é de redução das chuvas no Rio Grande do Sul, já nas áreas entre Florianópolis e o litoral paranaense, a umidade que vem do mar ainda mantém nuvens carregadas, por isso há previsão de pancadas isoladas. 

Após um fim de semana bastante chuvoso, as precipitações perdem força em Mato Grosso do Sul e oeste de Mato Grosso, mas um fluxo de umidade vindo das regiões Norte e Sudeste, espalha chuva ao longo do dia na faixa norte, leste e centro de Mato Grosso, além do centro-sul do estado de Goiás.

No Nordeste brasileiro, previsão de chuva sobre as áreas costeiras entre a Bahia e Pernambuco, Maranhão e Norte do Ceará, enquanto o interior segue com tempo firme. Na região Norte, a chuva aumenta no oeste da Amazônia, Acre e Rondônia. O Tocantins segue com tempo firme, e os demais estados devem receber apenas chuva isoladas ao longo do dia.

Mais detalhes, no AgroClima de hoje (30).

 


Últimas Notícias