Propriedade no MS é a primeira do país a receber certificado carne carbono neutro

Protocolo foi desenvolvido pela Embrapa Gado de Corte e gerenciado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)

25/08/2021 às 11:45 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Uma propriedade rural em Santa Rita do Pardo (MS) foi a primeira do país a receber a certificação do protocolo de rastreabilidade Carne Carbono Neutro, desenvolvido pela Embrapa Gado de Corte e gerenciado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

O selo valoriza o mercado interno e aumenta a visibilidade da carne brasileira com potencial para ampliar as exportações do produto.

O Carne Carbono Neutro trabalha os sistemas de integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e Lavoura-Pecuária (LP) para neutralizar os gases de efeito estufa emitidos pelo processo produtivo da bovinocultura de corte. O foco é a pastagem como fonte principal de alimento do rebanho, incentivando a recuperação de áreas degradadas.

Na fazenda Santa Verginia, dos 10 mil hectares de integração, mil fazem parte do protocolo. O consultor da fazenda, José Zacarin, explica que a utilização dos sistemas de integração proporciona inúmeros benefícios para o animal e para as árvores. Segundo ele, a propriedade tem 30% de árvores e 70% de pecuária e as árvores criam muitas zonas de sombreamento.

“Os 30% de árvores produzem 50% do equivalente a uma floresta densa. Ou seja, já temos 20% de produção de madeira mais do que uma floresta natural. Nessa sinergia entre árvore e animal, o ganho de peso aumenta. Como o animal usa mais sombra, ele perde menos calor daí ele tem aumento de peso e menos infestação de parasitas”, explica.

Paulo Costa, coordenador de Protocolos de Rastreabilidade da CNA, explica que no portal www.agritrace.com.br o pecuarista pode encontrar as informações sobre a certificação. A CNA acompanha os requisitos da certificação para saber se estão sendo cumpridos.

 

 

Informações por CNA

Foto de capa por João Costa Junior/ Embrapa


Últimas Notícias