Ciclone extratropical faz chuva avançar no Sul

Dia será marcado por extremos no tempo: alguns lugares recebem chuva forte, e outros sofrem com a falta dela

25/08/2021 às 04:00 atualizado por AgroClima - SBA | Siga-nos no Google News
:

Nesta quarta-feira (25), a área de baixa pressão ganha ainda mais espaço pela região sulista, o que gera grandes acumulados de chuva sobre o sul do Rio Grande do Sul, superando 60 mm na região de Arroio Grande (RS), município produtor de arroz no sul do estado gaúcho. Segundo dados do CEPEA, a semeadura do trigo já foi finalizada em Santa Catarina, e apesar do bom desenvolvimento vegetativo, a preocupação é a alta nos preços, devido ao baixo volume de chuva registrado até o momento. 

Mas as precipitações também alcançam o Sudoeste do Paraná, e o estado de Santa Catarina nesta quarta (25). Além dos altos volumes de chuva, também tem previsão de ventania no norte do Paraná, Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul, com velocidade de até 90 km/h . Além disso, ainda tem alerta para risco de eventual queda de granizo entre a metade norte do Rio Grande do Sul e a serra de Santa Catarina.

Tem previsão de chuva ao longo do dia também na outra ponta do país. Pancadas irregulares e pontuais podem atingir o leste do Nordeste, além de trovoadas entre o norte de Rondônia até o Maranhão. Na virada do mês da chuva deve avançar pelo interior da região nordestina e há chance para pancadas isoladas até mesmo na região do Matopiba. Os acumulados não devem ser muito elevados, mas a precipitação ajuda a aliviar o solo que está há bastante tempo sem chuva. Neste mesmo período, também tem chance para precipitações no sul do Pará e no Tocantins. Chuva bastante aguardada para as áreas que há 150 dias convivem com o tempo seco.

Na maior parte do Sudeste e Centro-Oeste brasileiro, o dia ainda será quente e seco. Atenção ao calor e à baixíssima umidade relativa do ar nessas áreas, onde os valores ficam abaixo dos 12% em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e entre 13% e 20% em São Paulo, Goiás e oeste de Minas Gerais. A previsão é de chuvas menos intensas apenas na virada do mês em diversos pontos do sudeste brasileiro, que também se estende a primeira semana de setembro. No Centro-Oeste, as precipitações já devem avançar nesta semana principalmente em Mato Grosso do Sul.

Mais detalhes, no AgroClima de hoje (25).


Últimas Notícias