Etanol perde competitividade e passa a ser menos vantajoso que gasolina no MT

SindiPetréleo avalia que o cenário se mantém no estado há duas semanas

24/08/2021 às 17:03 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Abastecer com gasolina passou a ser mais vantajoso do que com etanol no estado de Mato Grosso há cerca de duas semanas, avalia o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo (SindiPetróleo).

De acordo com a entidade, na comparação com outros estados, por muitas vezes, o etanol sempre foi mais vantajoso apenas no Mato Grosso. Com o aumento do custo em escala do etanol nas usinas e distribuidoras e, por consequência, nas bombas, a vantagem mudou e em todo o Brasil a gasolina é mais vantajosa atualmente.

A competitividade entre os dois produtos é calculada considerando que o poder calorífico do motor a etanol de cana ou de milho é de 70% do poder nos motores a gasolina. Quando a proporção alcança 70%, em média, é considerada indiferente a utilização de etanol ou de gasolina no tanque.

A relação de preços atual alcança percentual acima de 72%. “É mais vantajoso abastecer com gasolina e isso ocorre há, pelo menos, duas semanas. É uma notícia incomum para Mato Grosso”, explica Nelson Soares, diretor-executivo do SindiPetróleo.

O diretor-executivo explica ainda que aumentos tão impactantes nos combustíveis também atingem o volume de vendas e aumenta o custo dos postos.  “Com o preço de tudo nas alturas, a renda do consumidor é prejudicada e ele tende a controlar os gastos e rodar menos se torna sua opção”, analisa.

Cálculo
Para saber qual combustível é mais vantajoso para abastecer, basta dividir o preço do litro do etanol pelo da gasolina. Se o resultado for inferior a 0,7, o derivado da cana-de-açúcar ou de milho é o melhor para abastecer. Se for maior que 0,7, então a gasolina é melhor.

 

 

Informações por SindiPetróleo

Foto de capa por Marcelo Camargo Agência Brasil


Últimas Notícias