Chuvas retornam ao Centro-Oeste brasileiro

Entre os dias 24 a 28, os estados que têm sofrido com a estiagem voltam a receber precipitações

20/08/2021 às 05:00 atualizado por AgroClima - SBA | Siga-nos no Google News
:

A sexta-feira (20), será marcada por chuva intensa em praticamente todo o estado do Rio Grande do Sul, isso acontece por conta do avanço de uma nova frente fria, que vai espalhar fortes temporais em quase todo o estado gaúcho com trovoada, ventania e eventual queda de granizo. Nas demais áreas da região sulista, como Santa Catarina e Paraná, sensação de calor aumenta eu tempo segue firme.

No interior do Nordeste, a presença de uma massa de ar quente seco atua há um bom tempo na região, e tem impedido a formação de nuvens de chuva, o estado do Maranhão lidera o ranking de número de focos de incêndio com 5.481 registros. Atrás dele está Bahia, com 3.541. 

A previsão ainda indica tempo firme por mais alguns dias no interior da região. No oeste baiano, centro e sul do Piauí e no Ceará, o tempo firme segue predominando e a umidade relativa do ar fica bem baixa. Só tem chance para chuva nos próximos dias na faixa leste nordestina.

Outra região que tem sido muito prejudicada com as queimadas é o Centro-Oeste brasileiro. Só no estado de Mato Grosso já foram registrados mais de 9.898 focos de incêndio apenas neste ano. O clima seco e as altas temperaturas, como as observadas nessa semana, também contribuíram para o aumento desses registros. 

Mas a boa notícia é que entre os dias 24 e 28 deste mês, a frente fria que avança pelo Sul do país também vai alcançar o Centro-Oeste, e pode levar mais de 30 mm de chuva em Mato Grosso do Sul, e pancadas isoladas no estado de Mato Grosso. E essa chuva segue na região também durante os primeiros dias de setembro.

Nesta sexta-feira (20), tem chuva prevista para região Norte, mais precisamente entre Roraima e o norte do Amazonas com temporais isolados durante a tarde, intercaladas com períodos de tempo abafado. Já no Centro-Oeste, Sudeste, Paraná, interior nordestino, sul do Pará e no Tocantins, tempo seco e muito quente com possível recorde de tarde mais quente do inverno em São Paulo, Minas Gerais, região Centro-Oeste e no Paraná.

Mais detalhes, no AgroClima de hoje (20). 

 


Últimas Notícias