Projeto para controle de carrapato realiza visita em propriedade no Sul

Pesquisadores pretendem expandir iniciativa para região dos Cerrados

19/08/2021 às 17:10 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

A equipe da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, unidade Gado de Corte, realizou nesta quarta (18) visita a campo, na propriedade de Márcia Duarte, em Canguçu (RS), para início do projeto Controle de Carrapato “Lone Tick". O estudo começou no dia 11 de agosto e conta com o apoio da Embrapa Clima Temperado, Faculdade de Medicina Veterinária da UFPel, Prefeitura Municipal de Canguçu e da Emater/RS-Ascar.

O “Lone Tick”, chamado carrapato solitário, é um sistema de controle sanitário sem a utilização de acaricidas, ou seja, sem a realização de controle químico. No Sul do país, o projeto pretende validar o comportamento do carrapato bovino em locais distintos, uma vez que o estudo também está sendo avaliado na região dos Cerrados.

"Muda-se o boi de pasto, separando o boi do carrapato, e mudando consecutivamente o rebanho do seu local de pastagem inicial. Quando se faz uma rodada em quatro pastagens diferenciadas, se retorna, posteriormente a pastagem inicial, onde foi percorrido um tempo total de 112 dias. Assim, ao final do circuito, há um vazio forrageiro sanitário de 84 dias, no local da pastagem inicial, e neste período as larvas do carrapato ficam solitárias, e portanto, morrem, pois elas não possuem animais no local para se hospedar. Assim, é possível matar o carrapato, sem utilizar produtos químicos”, explica o pesquisador Renato Andreotti.
 

Com informações Embrapa / Foto de capa Sergio Bender.


Últimas Notícias