Mercosul debate políticas para agricultura familiar em 2021

Entre os assuntos discutidos durante o encontro está o financiamento rural

19/08/2021 às 10:20 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Os representantes dos países do Mercosul participaram na terça-feira (17), da Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar do Mercosul (Reaf). Realizada de forma on-line, o evento teve o objetivo de consolidar as atividades que serão realizadas até dezembro de 2021, além de discutir sobre financiamento rural, agricultura familiar e acesso a mercados.

Participaram do encontro, representantes da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai e Uruguai.

O evento é o primeiro após o Brasil assumir, em julho, a Presidência Pro Tempore da Reaf. Na reunião, o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e atual presidente da Reaf, César Halum, reafirmou o compromisso do Brasil com o andamento das atividades.

“Agradeço a todos os coordenadores nacionais pela receptividade e quero dizer que vamos dar continuidade àquilo que vinha sendo proposto. A Década da Agricultura Familiar se encerra em 2028, até lá temos que ter conquistado todas as nossas proposituras. Como a Presidência Pro Tempore da Reaf é semestral, precisamos estar muito bem alinhados para que cada país dê continuidade ao planejamento e aos pilares que vão definir o futuro”, enfatizou César Halum.

Entre os principais temas a serem trabalhados durante a presidência brasileira, está o fortalecimento e a inovação das políticas públicas de financiamento para a agricultura familiar no Mercosul, para que promovam o desenvolvimento do pequeno produtor, contribuindo para a redução da pobreza rural, melhoria da qualidade de vida e recuperação daqueles prejudicados pela pandemia do Coronavírus.

As políticas públicas brasileiras de crédito, como por exemplo o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), chamam a atenção dos integrantes do Mercosul e são consideradas modelo de referência. 
Atualmente, o Brasil desempenha um importante papel na disseminação de boas práticas para países que não possuem uma estrutura de financiamento para a agricultura familiar. 

Outro tema condutor será o Decênio da Agricultura Familiar (2019-2028), lançado pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de colocar em prática um plano de ação global para promover processos de desenvolvimento sustentável, que contribuam para a erradicação da fome e da pobreza na América Latina e Caribe.

Neste sentido, o compromisso da 35ª Reaf é definir, junto à Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e ao Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), uma metodologia de trabalho para ser adotada pela agricultura familiar no Mercosul, que contribua para a construção do plano global.

A vitalidade e qualidade dos produtos da agricultura familiar estão na pauta dos países do Mercosul. Durante os encontros da Reaf, também serão discutidas ações práticas e recomendações para reforçar a capacidade de promoção da inocuidade dos alimentos na região. 

Clique aqui para conferir a agenda da 35ª Reaf.

Reaf

Criada em 2004, a Reaf é um espaço para o diálogo participativo entre agricultores familiares, organizações, instituições rurais, academia e governos, com objetivo de pensar políticas públicas específicas para a agricultura familiar dos países integrantes do Mercosul. A criação da Reaf foi iniciada por uma demanda da Confederação dos Produtores Familiares do Mercosul (Coprofam), com apoio de governos e organizações internacionais.

De acordo com as normativas do Mercosul, a presidência é rotativa e trocada semestralmente, seguindo a ordem alfabética dos Estados Partes: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, garantindo o equilíbrio entre os países que formam o bloco. Além destes, participam ativamente da Reaf outros estados associados como o Chile.

Com informações do Mapa / Foto de Capa: Pixabay


Últimas Notícias