Apesar do calor, chuva avança no Sul do país

Mesmo com as altas temperaturas que marcaram a semana, a chuva e o frio ainda vão dar as caras

19/08/2021 às 05:00 atualizado por AgroClima - SBA | Siga-nos no Google News
:

A partir desta sexta-feira (20), o avanço de uma nova frente fria leva chuva forte com trovoadas ao Rio Grande do Sul, inclusive, com queda acentuada nas temperaturas. Ao longo deste fim de semana, a sensação de frio retorna ao estado gaúcho, mas é entre os dias 27 e 31, que uma massa de ar polar vai predominar desde o Paraná até o Rio Grande do Sul provocando geadas amplas. 

Mas enquanto esse frio não chega, esta quinta-feira (19) terá tempo firme e praticamente sem nuvens entre Rondônia Pará, interior nordestino, também por todo Centro-Oeste e na região Sudeste. O estado de São Paulo, assim como o centro-sul de Minas Gerais, pode registrar a tarde mais quentes do ano, com umidade relativa do ar abaixo dos 20%. 

Esta quinta (19) também poderá registrar o dia mais quente do inverno na região Sul. Isso por conta da presença de um sistema pré-frontal, que vem do predomínio de ventos quentes que atuam antes da chegada de uma frente fria. Por isso, a maior parte do dia será ensolarada nos estados gaúcho e catarinense, com ventos moderados e ar bem quente. No período da noite, a aproximação de uma frente fria volta levar chuva com trovoadas e ventania para as cidades da fronteira sul e campanha gaúcha. Entre o Paraná e Santa Catarina, o dia começa com nevoeiro, mas o sol predomina durante a tarde e as temperaturas aumentam substancialmente. 

En relação ás precipitações, a previsão indica céu parcialmente nublado no leste nordestino e no Espírito Santo, com precipitações entre a Bahia e o Rio Grande do Norte. Também chove, mais intercalado com períodos de sol, entre Porto Velho (RO) e São Luís (MA).

Mais detalhes, no AgroClima de hoje (19). 

 


Últimas Notícias