Valor do café deve subir entre 35% e 40% para o consumidor, diz Abic

Safras diminuíram em 22,6% em comparação ao ano anterior

18/08/2021 às 18:29 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o valor do café deve subir entre 35% a 40% para o consumidor. A queda da produtividade e o aumento na demanda do mercado externo são alguns dos motivos da alta.

De acordo com o diretor-executivo da Abic, Celírio Inácio, as mudanças climáticas foram um dos principais fatores para a redução da produção. Os estados de Minas Gerais, São Paulo e Paraná foram os mais afetados, no sul mineiro lavouras inteiras estão destruídas. 

A safra atual não irá ultrapassar 48,8 milhões de sacas de 60 kg de grãos e, apresentará resultado 22,6% menor ao do período anterior, afirma a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) 200 mil hectares de cafezais foram atingidos pelas geadas.

Exportações

As exportações brasileiras seguem em alta, apesar das dificuldades enfrentadas pelos produtores, devido à taxa de câmbio do real em relação ao dólar e pelo aumento dos valores no mercado externo. 


Com informações Agência Brasil.


Últimas Notícias