Operação da PF combate fraudes em financiamento rural no Tocantins

Investigado teria utilizado registro falso para contratação de dois financiamentos em um imóvel

17/08/2021 às 14:05 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (17), na cidade de Palmas, capital do Tocantins, a Operação Grilos do Cerrado. Com o objetivo de combater fraudes de financiamento rural, foi cumprido mandado de busca e apreensão contra indivíduo que utilizou certidão de registro de imóvel falsa para contratar dois financiamentos rurais em um imóvel que não é de sua propriedade.

Após investigação iniciada no final de 2019, a PF constatou que o investigado falsificou a certidão de registro de imóvel em seu nome, conseguindo dois financiamentos rurais, cujos valores atualizados ultrapassam R$ 1 milhão.

Verificou-se também, que após o recebimento dos recursos, o investigado dava finalidade diversa do objetivo contratado, utilizando tais valores para sua vida pessoal, o que também é proibido pelas leis brasileiras.

Os envolvidos poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de estelionato majorado, falsificação de documento público e aplicação diversa da prevista no contrato, com penas que somadas podem ultrapassar 15 anos de reclusão.

O nome da Operação, Grilos do Cerrado, faz referência à forma que grileiros envelheciam os documentos.

A documentação era envelhecida com ajuda de grilos, já que, ao colocar os papéis dentro de uma caixa com os insetos, tornava-se o documento com aspecto antigo.

 

Informações e foto de capa: PF


Últimas Notícias