ABAG recebe presidente do IBGE para tratar do Censo Agropecuário

02/06/2017 às 17:33 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Em reunião realizada nesta sexta-feira (2/6), na sede da ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio, o atual presidente do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Roberto Olinto e o presidente do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Paulo Rabello de Castro, apresentaram as principais diretrizes para a realização do Censo Agropecuário 2017. O último levantamento foi feito em 2006. 

Paulo Rabello de Castro, que acaba de deixar a presidência do IBGE para assumir a do BNDES, explicou que, para a realização de visitas em 5,3 milhões de estabelecimentos rurais distribuídos por 5.570 municípios, o orçamento ultrapassa R$ 700 milhões. “Foi necessário um corte de 50% no orçamento, inclusive uma redução na verba de divulgação publicitária. Mas para conseguirmos realizar um levantamento monumental como esse, sem que tivéssemos prejuízos no conteúdo, estamos aqui para apresentar o novo presidente, juntamente com sua equipe, e pedir a ajuda das entidades nessa tarefa de divulgação do levantamento para que tenhamos sucesso na coleta de dados”, disse Rabello de Castro. 

A reunião contou com a presença do presidente da ABAG, Luiz Carlos Corrêa Carvalho e de representantes de outras entidades do setor: CNA – Confederação Nacional de Agricultura, ABPA – Associação Brasileira de Proteína Animal, ANDEF – Associação Nacional de Defesa Vegetal, SRB – Sociedade Rural Brasileira, OCB – Organização das Cooperativas do Brasil, Abramilho – Associação Brasileira de Produtores de Milho e AIPC – Associação das Indústrias Processadoras de Cacau. Para Carvalho, essa é uma oportunidade excelente de uniformizar a metodologia, de forma que o agronegócio tenha dados confiáveis nas mãos para trabalhar. 

A coleta dos dados terá início no dia 1º de outubro de 2017 e terminará em fevereiro de 2018. Segundo o novo presidente do IBGE, o objetivo é continuar o bom trabalho que vinha sendo feito pela gestão anterior e sempre buscar mecanismos de modernização e integração que otimizem os resultados do Censo. “Para realizar uma operação de porte, que cubra todo o país, o IBGE precisa do apoio de todos, é imprescindível que o público entenda a importância de receber o recenseador e responder ao questionário da pesquisa corretamente”, explicou Olinto. 

O IBGE lançará em breve um vídeo, cartilhas e cartazes para serem distribuídas em todos os locais de grande circulação, para atingir o maior número de pessoas. O mote da campanha será “Eu abro a porta sim” e “Responder ao Censo Agro é bom para o Brasil”.


Últimas Notícias