Custo de produção do leite registra alta de 11,49%

Cenário é resultado dos preços da soja e do milho que se valorizaram 35,19% e 85,72% em 12 meses

13/08/2021 às 14:59 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Entre janeiro e junho de 2021, o Custo Operacional Efetivo (COE) da pecuária de leite apresentou acréscimo de 11,49%, de acordo com o boletim Campo Futuro, fruto da parceria entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

O COE da atividade leiteira engloba gastos com ração, mão de obra, medicamentos, manutenção de máquinas, benfeitorias e equipamentos, material de ordenha e de inseminação artificial e todos os itens referentes aos desembolsos realizados pelo produtor.

Segundo o documento, o insumo que mais tem pesado no bolso do produtor é o concentrado, que valorizou 11,34% (média Brasil) no primeiro semestre de 2021. “Esse cenário é resultado dos elevados preços da soja e do milho que, nos últimos 12 meses, se valorizaram 35,19% e 85,72% respectivamente”, explica o boletim.

O boletim também aponta a variação positiva de 3,52%, de janeiro a junho, na receita do produtor para a “média Brasil”, cotado em R$ 2,201 o litro de leite. A CNA alerta que esse cenário exige muita atenção de produtores que, na maior parte dos casos, encontram margens apertadas na atividade leiteira.

De acordo com a publicação, em um cenário de alta nos custos de produção como o atual, propriedades com rebanhos desestruturados e menos produtivos tendem a sentir mais os efeitos em suas margens. “Como consequência, tendem a investir ainda menos nas categorias de reposição, uma vez que os gastos se concentram nos animais em produção, que geram renda”, disse o boletim. 

 

Informações e foto de capa por CNA.


Últimas Notícias