Em julho taxa de inflação aumenta para todas as faixas de renda

Famílias de renda média-baixa tem 5% no acumulado da taxa de inflação em 2021

13/08/2021 às 13:40 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

De acordo com pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgada nesta sexta-feira (13), houve uma aceleração na taxa do Indicador de Inflação por Faixa de Renda, a alta no preço em julho foi maior para as famílias de renda muito baixa com 1,12% de inflação, enquanto as de renda alta marcou 0,88%.

Os grupos de baixa renda, média-baixa e alta tiveram no ano, uma inflação acumulada de 4,8%, 5% e 4,28% respectivamente.

Segundo o Ipea, o grupo de habitação é o principal influenciador na alta dos preços, para as famílias de renda mais baixa pelo terceiro mês consecutivo.

O reajuste das tarifas de energia elétrica em 7,88% foi o principal causador na elevação dos custos para as famílias de renda mais baixa. A alta do petróleo, aliada a uma leve desvalorização cambial também impactou esse grupo.

Além destes, o grupo de alimentação, bebidas e transporte também influenciaram no aumento. Na análise realizada, todos os segmentos de renda subiram em julho de 2021, comparados a julho de 2020, enquanto que no comparativo por ano, apenas os grupos "artigos de residência" e "saúde e cuidados pessoais" de bens e serviços do IPCA, não tiveram alta na taxa inflacionária.

 

Com informações Ipea.


Últimas Notícias